icone_lifestyle Natal recebe edição da “The Street Store”, uma loja onde moradores de rua podem escolher roupas de graça

Tá lindo de se ver esse boom de projetos colaborativos que têm aparecido ultimamente. Acho que a gente está num momento muito importante da vida em sociedade. Estamos acordando para novas maneira de consumir, de agir e de ser social.

Uma das ações mais bacanas entre tanta coisa legal que tenho visto por aí é a ‘The Street Store’, que vai ter uma edição em Natal no próximo dia 19/09.

O projeto ‘The Street Store’ foi criado em janeiro de 2014, na Cidade do Cabo, na África do Sul, com o objetivo de oferecer dignidade às pessoas em situação de rua, dando-lhes a oportunidade de escolher suas próprias roupas, em uma loja onde as peças são de graça e de livre aquisição.

the_street_store-colaborativa street_store

Como a falta de moradia é um problema global, os fundadores resolveram compartilhar esse modelo de ação social para que qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, pudesse levar a loja de rua para a sua cidade.

O projeto já aconteceu em centenas de cidades ao redor do mundo (Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Gana, Honduras, Índia, México, Noruega, Reino Unido e Senegal). Aqui no Brasil já teve em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Em algumas cidades o evento já teve duas edições.

E agora o projeto chega a Natal!

11713944_921561297904592_3817345885268347515_o

A iniciativa é de um grupo de amigos que se interessou pelo tema e resolveu organizar a The Street Store Natal. Rafaela Teixeira de Aguiar é uma arquiteta natalense, que viu o vídeo do projeto gringo e teve a ideia de trazê-lo para a capital potiguar. Ela se reuniu com amigos e eles criaram o Grupo Bem Vestir – uma organização de amigos interessados em fazer o bem.

“O Grupo Bem Vestir surgiu a partir da visualização do vídeo oficial do The Street Store em uma rede social, que despertou meu interesse em convidar pessoas amigas para formarmos um grupo e realizar o The Street Store em Natal. Prontamente o grupo foi formado e passou a chamar-se “Bem Vestir”, nome que associa o ideal de fazer o bem à oportunidade de vestir com dignidade a população em situação de rua. Somos oito integrantes, profissionais de diferentes áreas (arquitetas, economista, secretária executiva e administradores) e apenas um com experiência em voluntariado”, conta Rafaela.

11041242_921561061237949_6945314457560101635_o

Há alguns meses eles estão se organizando e recolhendo doações para montar a loja. A resposta das pessoas ao projeto foi ótima e eles conseguiram arrecadar muita coisa. Como o evento já é dia 19,  já foram encerrados quase todos os postos de arrecadação, ficando somente o da Lavanderia Primavera da Av. Jaguarari (em frente ao cond. Green Woods), que vai recolher doações até o próximo sábado, dia 12/09.

No momento, a maior necessidade é de roupas, sapatos e acessórios MASCULINOS, pois estima-se que cerca de 80% da população de rua de Natal seja formada por homens. Lençóis e materiais de higiene pessoal também são bem-vindos!

11705385_921561107904611_1889235981293670519_o-1000x641

Vamos ajudar? Lembrem-se que tem que ser até sábado!

E na semana que vem, no dia 19/09, será montada a loja na calçada da Rua Açu, no quarteirão entre a Av. Deodoro da Fonseca e a Rua Floriano Peixoto (calçada da Catedral Metropolitana de Natal).

O projeto é lindo! Não é uma simples doação. É muito interessante o fato de que as pessoas vão poder escolher o que levar – um hábito tão simples e corriqueiro para nós, mas que não está acessível a uma grande parcela da nossa sociedade.

Para mais informações:

Facebook do Grupo Bem Vestir

Evento no Facebook The Street Store Natal (vai lá e confirma presença! ;) )

Facebook do Projeto The Street Store Mundial

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>