livrosicone O guia da maquiagem retrô

O post de hoje é uma dica de livro para quem curte um visual retrô e também para quem gosta de maquiagem e da história por trás dos pincéis e batons ao longo das décadas.

Já tenho o livro Retro Makeup há algum tempo e é nele que busco inspiração para um  monte de coisas que faço. De trabalhos de produção de moda a maquiagem pra balada :)

Ele foi presente de uns amigos muito queridos, que visitaram a loja Bettie Page na Califórnia e lembraram de mim (oi, Samuel e Diana <3).

Essa loja é toda inspirada na Bettie – que foi uma das pin-ups mais famosas da história – e vende todas as coisas vintage fofas que nós amamos. Tem loja on-line também, fica a dica.

O livro foi escrito e produzido por Lauren Rennells, que é uma cabeleireira e maquiadora bem famosa no mundo da beleza vintage. Ela é especialista em visuais inspirados nas pin-ups de antigamente.

O mais legal é que o livro é bem didático. Conta muita coisa sobre a história da maquiagem e ensina a gente a fazer em casa os looks das fotos!

Logo no começo ele mostra como era a maquiagem antigamente, e traz alguns produtos de marcas que a gente usa até hoje. Na foto abaixo por exemplo, tem a primeira máscara para cílios da Maybelline, do ano de 1943!

Também tem uma capítulo dedicado à maquiagem na época do racionamento, quando as mulheres tiveram que mudar muitos hábitos de beleza por causa da Segunda Guerra Mundial.

Eu já escrevi uma matéria sobre isso, contando a história da moda aqui em Natal durante a guerra. Lebram? Tá aqui.

Truques de maquiagem e técnicas de maquiagem artística também aparecem no livro. Coisas como pintura corporal e como colar cílios postiços e esconder as sobrancelhas…

Mas a parte mais legal é a que conta a história da maquiagem de cada década e ensina a reproduzir o visual passo a passo. Começa nos anos 20 e vai até os anos 70.

Olha como era a beleza dos anos 30…

Os anos 50…

E o olho com côncavo super marcado dos anos 60. Dá pra aprender e copiar direitinho…

Também tem visuais de personagens bacanas para se inspirar. Como a Bombshell com cara de Marilyn Monroe e a cantora de jazz  com jeito de Billie Holiday.

Além desse livro de maquiagens, a Lauren Rennells também tem o de penteados vintage!!!

Está na minha lista, mas esse eu quero comprar lá na loja na Califórnia :D

E vocês, curtem esse visual pin-up?

Tem uma matéria bem bacana sobre as pin-ups na revista Salto Agulha. Para quem se interessar, tem o PDF da revista aqui.

 

Comentários

Comentários

9 thoughts on “O guia da maquiagem retrô

  1. Gladis,
    Na Fundação Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro tem uma exposição permanente de caixinhas de maquiagem das décadas de 20 a 60, vários países. Tem bolsinhas minúsculas, caixinhas de prata, bronze. Possivelmente foram peças penhoradas ao longo da história do Banco. Ótimo post! Beijo ;)

  2. Quando vivia em São Francisco vistava frequentemente essa loja da Bettie Page. É fascinante, parece um museu. Comprei alguns sapatos, mas só servem para coleção mesmo, são absolutamente desconfortáveis.

  3. Genteeeee? Amei o post? Já quero muito, muito, muito, muito, muito esse livro?
    Adorei tudo, Gladis! E que bom que o blog voltou com tudo! Estava com saudades das suas dicas.
    Vou já dar uma olhada nessa loja e fazer dívidas no cartão de crédito. Kkkkkkkkkkk
    Beijos!!!!

  4. Muito bom o post, Gladis! Irei a um casamento daqui uns dias e vou buscar inspiração em penteado e maquiagem nesse estilo. Obrigada plas dicas!
    Bjim

  5. Gladis, Achei ótimo! Td haver com nossa pesquisa de produtos da Pin up o que alinha a nossa queridinha Top Less Lingerie..Bjs…Adorei…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>