icone_cabelo_cacheado Oficina de amarração de lenços e turbantes

Esse é o tipo de post que eu queria ter feito antes do evento, mas não deu porque eu descobri no dia, liguei pra saber mais informações e corri pra lá.  Queria ter espalhado para todas as crespas e cacheadas que lêem o blog, para que elas pudessem ter ido também.

Mas, não faltarão oportunidades! Gostei tanto dessa oficina do SESC e conheci tanta gente legal ontem, que estou pensando em organizar uns eventos assim para reunir a gente que vive conversando sobre nossos cabelos aqui no blog! Que tal?

DSC01567

DSC01557

DSC01559

DSC01606

A oficina de amarração de lenços e turbantes fazia parte das atividades relacionadas à Semana da Consciência Negra no SESC Pompeia. Depois eu vi que houveram várias outras oficinas interessantes, como tranças e penteados para cabelos crespos, técnicas de finalização para cabelos crespos, maquiagem para pele negra e algumas palestras que eu adoraria ter visto. Pena que só soube depois :(

A oficina foi uma delícia! Perdi o medo de amarrar meus lenços, porque antes eu até tentava, mas apertava tanto que ficava com dor de cabeça rs

A professora ensinou que não há necessidade de apertar, torcer demais, colocar grampo… Com suavidade e os tecidos certos, a amarração vai durar o tempo que você quiser e não vai apertar a sua cabeça.

DSC01573

DSC01574

DSC01584

Também conheci muita gente legal. A vivência foi riquíssima porque, dias antes, eu estava conversando sobre apropriação cultural em um grupo do qual faço parte no Facebook. As opiniões eram muito diversas e a gente tinha muita dúvida sobre uma mulher de pele clara como eu (que não me considero branca, que fique claro) usar turbante.

Conversando com algumas meninas do movimento negro no evento, elas me explicaram que, no entendimento delas, o ativismo pelos cabelos naturais não pode ficar restrito à cor da pele. Meninas brancas de cabelo crespo também passam a vida sendo bombardeadas pelo padrão de beleza que, durante muito tempo, só teve espaço para o cabelo liso.

Quem nunca fez uma escova para ir a uma entrevista de emprego tentando ficar “mais arrumada”, “mais confiável”, “mais séria”? Eu sim, muitas vezes, até bem pouco tempo.

Mas como é bom evoluir! Tirar preconceitos da nossa cabeça e ajudar a tirá-los também da cabeça dos outros. Por isso eu amei o evento e as meninas lindas que conheci por lá.

DSC01589

DSC01594

DSC01591

DSC01599

E voltei pra casa com aquela sensação boa de gratidão. Pelas conversas, pela tarde gostosa e pela inspiração. Todas tinham uma história para contar sobre alisamento, chapinha, transição, julgamento alheio e, no fim, libertação. Afinal, todas estavam lá com seus cabelos naturais belíssimos. Ou sem cabelos e igualmente lindas. A oficina era sobre isso. Os turbantes podem te fazer se sentir mais bonita e de bem consigo mesma em várias situações.

A professora foi a Mácia Turbanista, que tem uma página no Facebook onde ela sempre posta sobre as oficinas. Então se você é de SP e ficou interessada, segue ela lá e fica de olho na próxima.

Além disso, quero euzinha organizar alguns encontros pra gente trocar experiência sobre os nossos cabelos e conversar e se ajudar nesse processo de se apaixonar pelo cabelo natural. Quem topa? \o/

DSC01610

DSC01611

DSC01608

DSC01581

Comentários

Comentários

3 thoughts on “Oficina de amarração de lenços e turbantes

  1. Boa Tarde!

    Trabalho no Hospital Alemão Oswaldo Cruz no departamento de marketing. Pretendemos fazer uma oficina de lenços para as nossas pacientes da Oncologia no dia 09/03/2016. Gostaria de saber se é possível e como é o trabalho de vocês.

    Aguardo, por favor, breve retorno.

    Atenciosamente,

    Aline Oliveira
    3549-0855

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>