icone_lifestyle Tem Açúcar – O site que me aproximou dos meus vizinhos e me fez repensar o consumo

Eu queria ter tempo de postar no blog sempre que descubro uma coisa legal, sempre que algo incrível acontece, sempre que uma novidade que  vale a pena passa por mim. Pena que a minha vida virtual não rola na mesma velocidade da real (pena? ou ainda bem? rsrs). E assim eu estou com esse post guardado aqui há pelo menos 1 ano. O post não, a vontade de escrevê-lo. Vamos lá… 

tem acucar emprestimo entre vizinhos Vocês devem ter acompanhado aqui no blog que, em fevereiro do ano passado, eu e meu namorado montamos uma casinha nova ( procura #casadopinterest no Instagram e vê o carnaval que é o nosso lar kkk). Alugamos um ap sem nada dentro e passamos os últimos meses comprando móveis, fazendo uns #DIY loko porque a grana é curta, pintando paredes e inventando coisas para deixar a casa minimamente linda sem precisar traficar nossos órgãos.

E eis que nesse processo, quando sempre se faz necessário ter uma furadeira aqui, um pincel de parede ali, descobri um site onde você pode pedir coisas emprestadas para os seus vizinhos. Foi a glória!

temacucar
O Tem Açúcar funciona assim: Você faz um cadastro, coloca seu endereço e diz o que está precisando. O site procura entre as pessoas cadastradas aquelas que estão próximas a você, avisando que um vizinho está precisando de algo. Se alguém tiver o objeto que você precisa é só responder o seu pedido. Vocês combinam um local de entrega, as condições do empréstimo, data de devolução, etc e… pronto! (Até bem pouco tempo tudo era feito no site, mas eles acabaram de lançar o app pra celular).

O nome vem daquele clássico pedido entre vizinhos: Tem uma xícara de açúcar para me emprestar? :)

economia colaborativa No começo eu me animei só com a possibilidade de poder pedir coisas emprestadas e emprestar outras tantas. Depois eu me apaixonei pela experiência de conhecer pessoas incríveis, que são minhas vizinhas e posso afirmar que, não fosse pelo site, nossas histórias nunca se cruzariam. Foi assim que eu emprestei uma furadeira para uma chef de cozinha macrobiótica que me ofereceu um jantar; e um ferro de passar para uma cantora lírica – que eu ainda não fui prestigiar no teatro, mas fui carinhosamente intimada.

Nunca tive nenhum problema com os empréstimos. As pessoas são cuidadosas com os objetos, atenciosas e delicadas. Quando eu pedi coisas emprestadas, sempre tive respostas muito legais. Meu namorado já pediu emprestado uma lente para a câmera, bem cara e específica, e foi prontamente atendido. Alguns empréstimos eu acabo fazendo doação – foi o caso de um cabo HDMI, que se multiplica aos montas aqui em casa, e a gente deu de presente para uma menina que pediu emprestado rs.

Em um outro momento, participar dessa rede me fez repensar o consumo – e a maneira como eu lidava com as minhas “necessidades” de compra. As aspas se fazem necessárias porque precisar PRECISAR mesmo, eu passei a ver que – tirando comida – quase nada eu TENHO QUE COMPRAR. E mais: Não vale a pena comprar uma coisa para uma necessidade momentânea.

Um exemplo: Eu vou fazer uma feijoada e preciso de uma panela de pressão pra isso. Mas, se eu só vou fazer a feijoada uma vez, para comemorar um aniversário de uma amiga num sábado qualquer e depois nunca mais vou usar essa panela, porque eu deveria comprar uma? ¯ \ _ (ツ) _ / ¯
site_tem_acucar site_criativo_temacucar Ao mesmo tempo, entrei numa fase minimalista ao extremo. E não estou falando de moda! Acho o cúmulo esses posts de blogueiras falando que a tendência do momento é ser minimalista e, para isso, você deve comprar umas pecinhas de roupas e montar o seu novo closet Normcore. Oi? A ideia não é consumir MENOS?

A minha fase minimalista pede mais espaço em casa e um armário mais vazio, onde eu possa ver tudo que tenho… Pede uma casa sem entulhos, onde eu guardo somente o que uso com frequência. Se eu só uso uma vez por ano, melhor pedir emprestado e devolver depois!

Por tudo isso eu acho o Tem Açúcar uma das coisas mais legais dos últimos tempos! A rede estimula o contato entre vizinhos, fortalece as relações humanas, faz a gente economizar e ter uma atitude menos consumista e mais sustentável. E ideias assim, de economia colaborativa e ações que mudam o mundo aos pouquinhos, fazem meu olho brilhar :)

Espero que vocês curtam também!

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube ♥ Snapchat: gladisvivane 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>